Para atender com eficiência e rapidez as especificações do decreto 8.777/16 é necessário ter uma plataforma especializada no que tange Dados Abertos e para isso, trouxemos para o Brasil a solução da OpenDataSoft. Com ela a publicação dos datasets, metadados e atualização/manutenção deles será extremamente fácil e simples, como fazer upload de arquivo no Google drive, além do ecossistema estar sempre com dados atualizados pela poderosa API.
Com uma plataforma em nuvem é possível ter uma rápida implementação, customizar ou integrar de acordo com o próprio portal web dos órgãos, fazer toda a gestão dos dados e metadados de cada dataset, administrado diretamente pela área de negócios e contar com a robustez e segurança necessárias para essa tarefa, atendendo as especificações do decreto e principais recomendações do INDA – Infraestrutura Nacional de Dados Abertos. Tudo isso com uma interface intuitiva, simples e pensada para usuários não técnicos.
Esses são os principais pontos que a solução disponibiliza.
Publicação de forma autônoma pela área de negócios: possibilita a criação de um data hub para compartilhar os dados entre o governo e a sociedade. Possui funcionalidades de preparação de dados pelos usuários de negócios. Pensada para ser utilizada por vários perfis de usuários desde os não técnicos até os usuários avançados, facilitando o trabalho de preparação, publicação, reutilização e compartilhamento dos dados, podendo ser no formato de tabelas, gráficos, mapas, de maneira interativa e sem limite de acesso.
Agora, gestores e sociedade poderão ter os dados e informações na ponta dos dedos de maneira compreensível e rápida.
Compartilhamento e conexão entre datasets: essa funcionalidade permite fazer o compartilhamento de dados entre órgãos, possibilitando a utilização de um mesmo dataset por vários órgãos ou pela sociedade sem a necessidade de duplicá-los. Essa funcionalidade poderá também fazer a junção de vários datas
ets com o objetivo de enriquecer e ou complementar os dados.
Gestores e sociedade poderão utilizar o mesmo dataset para gerarem suas informações sem duplicarem os dados, gerando economia no processamento e manutenção deles.
Engajamento da sociedade: engajar a sociedade na utilização dos dados abertos se tornará bastante simples, pois a plataforma foi pensada para criar um ecossistema em torno dos dados abertos, permitindo sua reutilização, enriquecimento e distribuição de maneira simples. Assim usuários mais técnicos poderão criar aplicações customizadas de acordo com as necessidades identificadas, facilitando o acesso do cidadão às informações. Cria-se dessa maneira um ecossistema colaborativo entre governo, ecossistema e sociedade.