No final do ano passado a Open Data Brasil visitou vários órgãos mostrando a plataforma de dados abertos para os gestores que precisam disponibilizar seus conjuntos de dados para a sociedade, e percebemos suas dificuldades para fazê-lo. Por isso, decidimos falar um pouco mais sobre o que é, qual o objetivo, benefícios e porque usar uma plataforma de dados abertos.
Eles precisam cumprir a legislação e as ferramentas disponibilizadas para tal, são de cunho técnico e dificilmente conseguem ser operadas por usuários de negócios.
Aí o que ocorre é que a TI fica sobrecarregada e esse assunto fica para um segundo momento, porém a fiscalização dos órgãos de controle a qualquer momento poderá bater à porta e as coisas poderão se complicar.
Observando isso, fomos atrás de algo que pudesse facilitar a vida de todos e encontramos uma plataforma capaz de resolver vários problemas.
A OpenDataSoft (ODS) é uma plataforma em nuvem especializada para publicar qualquer dado estruturado facilitando a sua visualização, gestão, reutilização e o mais importante que é o compartilhamento desses dados.
Sua simplicidade de utilização faz com que os usuários de negócios poderão fazer toda a operacionalização dessas tarefas. Mas o ponto alto dessa plataforma é a geração automática de uma API para cada conjunto de dados publicado. Ela permite conectar aplicativos móveis com os dados de maneira bastante simples e rápida.
Características principais de numa plataforma de Dados Abertos
1 – Simplicidade
Sem dúvidas a simplicidade na operação deve ser o ponto principal a ser analisado. Entendendo que usuários de negócios não possuem conhecimento técnico, ter independência perante à área técnica facilitará o trabalho de todos. Veja no vídeo abaixo como é simples publicar um conjunto de dados na plataforma ODS.
2 – Mapas
A capacidade e facilidade de trabalhar e se integrar com dados georeferenciados é necessário. Com isso a visualização fica mais amigável, possibilitando ao cidadão ver a informação mesmo sem necessitar baixar os dados. O vídeo abaixo mostra essa simplicidade de trabalhar com mapas.
3 – Gráficos
Mostrar os dados de maneira gráfica facilita e simplifica a compreensão dos mesmos, logo, essa é uma funcionalidade muito importante para uma plataforma de dados abertos, pois assim a sociedade poderá visualizar graficamente os dados constantes nos conjunto de dados. Abaixo mais um vídeo mostrando como é fácil fazer isso na plataforma ODS.
4 – API
Reutilizar sem duplicar os dados é algo que muitos buscam, pois consumi-los de um ponto único possui vantagens. Dentre elas, não precisar fazer download, consumir de fonte única e ter garantia das aplicações estarem mostrando a versão atualizada. Veja no vídeo abaixo (no minuto 1:43) como a plataforma disponibiliza a API para cada conjunto de dados.
Como pudemos ver a plataforma ODS possui inúmeras funcionalidades que ajudarão tanto os gestores quanto o time técnico na gestão dos conjuntos de dados, simplificando muito o trabalho de todos.
Importante dizer que a implementação é rápida, a plataforma está em nuvem e assim não necessita infraestrutura para instalação.
Gostou do que viu? Entre em contato com a Open Data Brasil que é o distribuidor do produto para o Brasil.
Em breve disponibilizaremos outro post com vários cases interessantes mostrando a versatilidade da solução.
Até a próxima!
Free Vectors by Vecteezy.com